top of page

Nua e crua

Por mais que escandalize, ainda vale mais a pena.


sea waves GIF

Jean Léon Gérôme - A verdade Saindo do Poço


No Brasil, infelizmente, existe impregnado de forma cultural, a mentira, seja ela pequena ou grande, é natural para um brasileiro conta-la.


Pode ser aquela velha frase: "Já estou chegando", daquele que se quer saiu de casa. Ou ainda "Às vinte horas nos passo te buscar", mas a pessoa chega só por volta das nove.


Também temos o exemplo da boa e velha escapada de um convite, é claro, tendo a mentira como aliada, todas as vezes que somos convidados a estarmos em algum lugar ou conhecer certo estabelecimento e deixamos combinado "Depois eu passo por lá".


São frases e contextos extremamente comuns, que mal parecem ser mais mentiras ou desonestidade aos nossos olhos.


Já é comum, porém, esse infeliz hábito é porta de entrada para mentiras cada vez maiores, já que, com "mentirinhas" você percebe que consegue esquivar-se de diversas situações, através de mentiras muito melhor elaboradas, com toda certeza você conseguirá sair de discussões mais complexas como, seu atraso ao retornar do trabalho, a falta na faculdade ou o trabalho não entregue na escola.


Essas mentiras são o que acabam por contribuir com uma sociedade doente!

Pode parecer bobagem, mas esse tipo de desonestidade acaba por refletir em diversas outras circunstancias de nossas vidas.


O prefeito que promete a massa asfáltica em determinado bairro para poder ser eleito e depois não cumpre, a iluminação no campo de futebol que o vereador promete para ganhar votos e, depois de eleito, não a providencia, os gastos públicos que o governador jura diminuir para que seja apenas o essencial, porém, depois só consegue aumenta-los, os exemplos são vários, a lista pode se estender por parágrafos e mais parágrafos.


A sociedade age de que forma perante esse tipo de quebra de comprometimento?


Na maioria das vezes age como se tudo fosse natural, como se o descumprimento de uma palavra, de uma promessa, fosse algo banal, algo corriqueiro, já que, os próprios membros dessa sociedade enganam-se uns aos outros com essas "mentirinhas" para conseguirem o que desejam e também para fugirem de determinadas situações.


É fato que não podemos mudar a realidade de uma nação, estado ou município de cima para baixo.


As mudanças devem partir da base, de nós, povo, munícipes, cidadãos brasileiros!

Se conseguirmos, aos poucos, nos conscientizarmos quanto a importância da verdade, seja ela dolorosa a ponto de causar espanto e horror, nossos problemas hão de tornar-se mais fáceis de lidar.


Mesmo que ela nos escandalize, como uma mulher nua a gritar saindo de um poço profundo, nós devemos tê-la como esposa fiel, pois essa jamais irá trair-nos, pode até nos causar mácula, mas jamais será falsa e nos enganará.


Se entre a base a verdade for trabalha fielmente, dia após dia, eleição após eleição, homens e mulheres cada vez mais honestos estarão a nos guiar.


Por esses dias, um homem no bar de frente a meus escritório me disse amigavelmente:


"Vamos seguindo, guiando nossos caminhos, por mais que seja difícil, se não alguém guiará por nós!"

E é isso. Não poderia ter ouvido naquela tarde, frase mais culta como essa.


Devemos nós, povo, guiar nossas escolhas, se agirmos com verdade, a verdade nos guiará!

A uma sociedade dependente de mentiras, só cabe a mudança para de fato, a prosperidade e o progresso reinarem.

Comments


DSC_0004 (2) - EDITADA.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

É muito bom saber que pessoas como você tem consumido o conteúdo que produzo.

Volte mais e mais vezes e acompanhe de perto cada pensamento e opinião escritos nesse espaço.

  • Instagram
  • Facebook
  • Preto Ícone Spotify
  • Whatsapp
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page